sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sobre o "Vá para fora cá dentro"

Desde há uns anos atrás que o Turismo de Portugal adoptou o slogan de "Vá para fora cá dentro". Segundo noticias das últimas semanas há cada vez mais portugueses a levarem a sério este slogan (na lista dos primeiros motivos estão os de origem económica) e a usufruírem de férias em Portugal.
Eu, que não preciso de motivos para ficar e usufruir do que de bom tem o meu país, de quarta, dia 23 de Junho, a sábado, 26, tive oportunidade de participar num evento que transmite essencialmente esta ideia: ir para fora cá dentro. Talvez não seja exactamente esta ideia mas é-o noutra vertente: a de, mesmo ficando "cá dentro", frequentar um espaço onde identifique odores, sabores, artesanato e musicas do MEDITERRÂNEO.
Estou a falar do famigerado Festival MED, que este ano contou com a sua 7ª edição, organizado pela Câmara Municipal de Loulé e que conta com a participação de músicos do mundo merriterrâneo e não só.
Sendo um festival que pretende dar a conhecer músicas do mundo, não se resume a isso. É exactamente por isso que o Festival MED é, na minha humilde opinião, extraordinário: nas ruas da zona histórica da cidade entrelaçam-se culturas, tradições, artesanato, gastronomia e idiomas. É por isso que tem, ano após ano, atraído mais público (de todas as idades!) e se tem superado a si mesmo.
Este ano, desafiada uma vez mais pela SC, comprámos o bilhete semanal e vivemos o MED na sua plenitude! De mapa na mão e prioridades musicais definidas calcarreámos, sem descansar, cada rua, experimentámos sabores do Oriente e Medio-Oriente, deixámo-nos seduzir pelos sons do Mali, de Israel, da Nigéria, de França e surpreendemo-nos com os grupos "da casa".
No regresso a casa, renovavam-se expectativas para o dia seguinte e quando achávamos que já tínhamos visto tudo e já conhecíamos o recinto como a"palma das nossas mãos" eis que aparece uma rua por onde ainda não tínhamos passado, um grupo de música que não conhecíamos ou um sabor que ainda não tinhamos experimentado.
Foram quatro dias extraordinários, quatro dias vividos "cá dentro" mas que nos fez recordar o que de melhor acontece lá fora!
Obrigada aos que no MED me fizeram companhia e partilharam comigo mais esta experiência!! Obrigada SC por "alinhares" comigo nestas aventuras! ;)