domingo, 25 de abril de 2010

Sobre a Liberdade

É um feriado nacional e este ano, por coincidir com o domingo, quase que nem o celebramos convenientemente (se fosse um dia de trabalho a grande maioria dos portugueses não só recordar-se-ia dele como também celebrá-lo-ia de uma forma mais entusiástica). Estou a referir-me, como é óbvio, ao 25 de Abril que hoje orgulhosamente comemoramos.
Este ano, entusiasmada pelo convite que a Sara, sobre a qual já aqui falei uma vez, me dirigiu, fui, na sua companhia e na companhia da Teresa, ouvir contos e músicas da Liberdade.
Apesar de já ter começado há uma semana, o VIII Festival de Narração Oral Contos de Liberdade, organizado pela Arca - Associação Recreativa e Cultural do Algarve foi o mote para nos deslocarmos até ao Maktostas onde Celso Sanmartín, contador galego convidado pela Arca para participar nesta 8ª edição e o Projecto Norton de Matos, nos proporcionaram uma noite cheia de encontros e recordações de Liberdade.
Após o convívio no Maktostas, e já na companhia do Paulo, fomos até à Baixa para celebrar o feriado com mais música num dos locais nocturnos mais agradáveis para quem quer conversar e ouvir boa música: O Cabana. Lá encontrámos mais amigos e bem depressa chegou a madrugada.
Antes de regressarmos a casa, uma última paragem para beber uma média no "Arábia", local de culto para qualquer estudante algarvio, mas fomos surpreendidos pelo facto de se encontrar fechado. Ali mesmo ao lado, a praia de Faro foi o cenário para mais um cigarro servindo de pretexto para mais um dedo de conversa!
Foi uma bela noite para comemorar a Liberdade: de estar com quem me faz bem, de decidir com quem quero estar e onde quero estar.
Obrigada aos companheiros de "histórias" ;)

Sem comentários: