domingo, 30 de abril de 2023

Sobre os amigos [de circunstância ]

Já aqui escrevi sobre eles. Hoje volto a relembrar esses e estes. 
Obrigada aos final 10 + 1 (o Coach).

Os amigos de circunstância surgem na nossa vida numa determinada circunstância, mas não é por acaso que nela permanecem. 
Os amigos de circunstância não nos conhecem de há anos, mas tratam-nos como se assim fosse. É isso que os torna excecionais: estão naquela circunstância para nos desafiar. Eles sentem algum prazer em deixar-nos desconfortáveis. Ouvem o que temos para dizer e entendem o que não dizemos. Os amigos de circunstância inquietam-nos sem constrangimentos; não duvidam em fazer aquela pergunta difícil; espicaçam as nossas muralhas e promovem a sua expansão. 
Os amigos de circunstância permitem-nos falar durante o tempo que quisermos sobre os nossos assuntos e no final, dizem-nos sem qualquer pudor, “Bullshit”. Os amigos de circunstância são ousados. Até nisso eles podem (e devem) sê-lo. 
Os amigos de circunstância conseguem deixar-nos em silêncio e respeitam-no. Eles, os amigos de circunstância, são autoridade. A sua experiência, o seu conhecimento, o seu exemplo conferem-lhes esse estatuto. Mas um amigo de circunstância não se vale disso: ele é genuinamente generoso a tirar-nos o chão ou a ser rede. 
Os amigos de circunstância celebram as conquistas. Alegram-se por elas. As nossas passam a ser as deles também. Torcem pelo sucesso dos nossos sonhos, comovem-se com eles. 

Os amigos de circunstância nunca vão embora. Nunca se despedem. Eles estarão presentes enquanto a memória da circunstância o permitir.

Sem comentários: