sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre (RE)começo(s).

Esta é uma época do ano em que, para alunos e professores, as expectativas se renovam.
Uns, porque esperam que seja um ano decisivo nas vidas e porque depositam (eles e os seus encarregados de educação) nele um novo ânimo. Tudo, para eles, contêm energia (muitas vezes ilusória ou superficial): novos livros, os cadernos (o material escolar em geral), os colegas (os que já conhecem e os novos) ou os professores (pelo menos alguns porque eles sabem reconhecer quem gosta deles, quem os respeita, quem por eles se esforça e trabalha!)
Outros porque vêm confirmadas algumas ansiedades típicas da profissão docente, nomeadamente a deslocação/permanência em escolas que foram da sua preferência. Para esses, tudo volta ao início: novos alunos, novos colegas, novos directores, novos funcionários, nova cidade, novos hábitos... Esses redobram a força, o entusiasmo, a paciência e a criatividade para inovar em mais um (re)começo do Ano Lectivo.
Dir-me-à o leitor que haverá excepções nuns e noutros. Não podia estar mais de acordo! Aliás, considero, que as excepções não só servem para confirmar a regra como também as podemos observar em todas as profissões.
Neste início de Ano Lectivo vale a pena deixar uma mensagem de optimismo e ânimo aos meus alunos e aos amigos "de circunstância" que fui conhecendo.
Sísifo
Recomeça…Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga, Diário XIII
Bom Ano Lectivo!

Sem comentários: