Ao N. por ser corajoso todos os dias e por me inspirar a sê-lo também, não obstante a nossa recente amizade. Obrigada!
co·ra·gem
(francês courage)
1. Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos. = INTREPIDEZ, OUSADIA ≠
2. [Figurado] Constância, perseverança (com que se prossegue no que é difícil de conseguir).
3. Exclamação usada para animar ou incentivar (ex.: coragem, vai correr tudo bem!).
"coragem", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coragem [consultado em 24-05-2022].
Escrevo-o aqui, caro Leitor, mas nos últimos meses tenho-o repetido para mim própria como um mantra diário. Quando o repito sinto-me impelida a agir. Fazer com que realmente aconteça, independentemente das circunstâncias, do desafio, do grau mais ou menos possível ou impossível da sua concretização.
De todas as aprendizagens que tenho adquirido ao longo dos últimos meses, uma das mais importantes e que mais impacto tem tido na minha vida é a importância de me permitir ser corajosa. A coragem permite-nos fazer o que ainda não foi feito. Acreditar no que mais ninguém acredita. Estar determinado em fazer algo.
A coragem. Os pequenos atos de coragem transformam. Transformam-nos: a nossa forma de ser, de pensar, sentir e agir. Transformam o nosso mundo e, confirmo-o todos os dias, o mundo dos outros.
A grandiosidade de ser corajoso começa com o mais pequeno e simples dos passos: querer sê-lo.
Eu quero. E todos os dias trabalho para o ser. Pouco a pouco. Paulatinamente. De ação em ação. De feedback em feedback. Aproveitando cada oportunidade para adquirir experiência neste campo.
Imagine poder dizer que é um/a especialista em ser corajoso/a? Não seria maravilhoso?
Se tiver agora alguns minutos, peço-lhe que responda honestamente à seguinte questão:
Já alguma vez quis ter coragem?
Coragem para recomeçar. Para olhar para um desafio sob outro ponto de vista ou perspetiva.
Coragem para ter aquela conversa. Ir ao ginásio. Começar a cuidar de si. Levantar-se cedo. Conversar com aquela pessoa que o entusiasma ou por quem se sente atraído/a.
Coragem para deixar a porta aberta, depois de lhe terem partido o coração. De continuar depois de muitos "Não". Coragem para dizer o que pensa. Para fazer aquela viagem, mudar de emprego ou elogiar aquela pessoa.
Coragem para ser melhor. Para pensar em grande e definir objetivos muito além do razoável (tão além que pouca gente acredita ser possível). Coragem para confiar em si ou para pedir ajuda.
Coragem para ser o/a primeiro/a a fazer algo ou para decidir, de uma vez por todas, não fazer.
Coragem para se responsabilizar pelos seus resultados e mudar o seu discurso interior.
Coragem para ser imperfeito. Coragem para ter coragem.
Deixe a coragem fora da lista de objetivos a longo prazo. Decida hoje que quer ser corajoso. Decida impregnar a sua vida de pequenas ações corajosas todos os dias. Decida hoje e faça-o: com o seu marido ou com a sua esposa. Com os seus filhos, sogros ou irmãos. Com o chefe ou com os seus colaboradores. Com os seus clientes, pacientes ou alunos/as. Em definitiva, decida sê-lo por si.
E se está indeciso/a por onde começar, dou-lhe uma pista e peço-lhe que responda a mais uma pergunta (hoje é a última, prometo!):
"O que é que vale a pena fazer mesmo que falhe?"
A resposta, caso exista, é a base da sua próxima ação. Não olhe para trás. Não pense duas vezes: faça-o. Seja corajoso e partilhe-o com as outras pessoas.
Seja corajoso mesmo quando, ou principalmente quando, não tem motivos para o ser.
1 comentário:
Magnifico texto a definir muito bem o sentido de coragem. Destaco a tua assertividade onde referes que pequenos atos de coragem fazem grandes transformações. MUITO BOM.
PARABÉNS Inês e continua a inspirar-nos.
Beijinho Grande.
Enviar um comentário