Já há imenso tempo que não tenho pachorra para escrever aqui. Portanto, se tem alguma expectativa em relação a esta mensagem deixe, neste preciso momento, de ter.
"Corrigir, ajuda; encorajar, ajuda ainda mais." (Goethe)
Goethe está na lista dos meus autores favoritos. Foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu. O romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, de 1774 fez com que, mais do que nunca, ficasse adepta de alguns textos/autores da referida corrente literária. Concordo que seja um romance pessimista, exagerbado na paixão e no desespero também.
Não se apoquente o leitor, não venho falar de Literatura. O que me parece contraditório é um homem como Goethe, fruto de uma época que retrata o drama humano em todas as suas vertentes: amores trágicos e ideais utópicos, venha falar da importância de encorajarmos os que nos rodeiam! Confesso que, tendo em conta esta semana, este é um tema que me é muito querido. A verdade é que, estou totalmente de acordo com esta afirmação.
Hoje em dia, mais do que nunca, é importante motivarmos, encorajarmos os que nos rodeiam: aqueles que por motivos profissionais ou pessoais estão à nossa volta, partilham o mesmo espaço físico, as mesmas frustrações e ilusões, a mesma luta e entusiasmo.
O encorajar pode surgir de um sorriso, um abraço, uma palavra amiga, um elogio, uma crítica construtiva, uma atitude mais permissiva, uma mensagem no hi5... enfim, pode ganhar tantas formas como as que tivermos disponíveis.
Nunca ninguém faz algo totalmente errado nem é totalmente incompetente.
Aos meus alunos... por me motivarem e encorajarem cada dia, por fazerem desta selva o paraíso!