quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Outra vez sobre o Regresso

Setembro é, para mim, permanente Regresso. Regresso às rotinas. Regresso aos objetivos e reformulação destes também. 
Partilho uma mensagem que enviei aos/às alunos/as e aos/às encarregados/as de educação que o ano passado trabalharam de mais perto comigo, em virtude de ter sido a sua diretora de turma. Começou assim:

Queridos/as alunos/as,

Foi há aproximadamente um ano que nos conhecemos. Desde essa data passaram 12 meses. Destes 12 meses, estivemos em contacto pelo menos 10. Aproximadamente 300 dias e muitas horas de trabalho. Foi um ano tão rico pessoal e profissionalmente que se torna difícil para mim expressá-lo através de palavras. 

Esta semana começarão uma nova etapa e não podia deixar de vos enviar algumas palavras de incentivo e desejar a todos/as um EXCELENTE ano letivo. 
Espero que não vos falte o entusiasmo e a energia para trabalhar por algo que desejam verdadeiramente (seja lá o que for!). Percebam o que é que isso quer dizer para vocês e mantenham-se focados nesse objetivo. 
Eu já testemunhei o vosso trabalho, a vossa dedicação, o vosso empenho e muitos dos vossos talentos e portanto sei que, se for essa a vossa intenção, vão conseguir alcançar tudo aquilo a que se propuserem. 

Se vai ser fácil?
Tudo depende da energia e trabalho que queiram dedicar a esse(s) objetivo(s). Tudo depende da vossa organização do tempo. Tudo depende das desculpas que vão querer arranjar ou da responsabilidade de assumir o controlo do que fazem (dos acertos e dos fracassos!). Tudo depende do quanto estão dispostos a trabalhar os músculos da força de vontade, da coragem e da resiliência.  
Tudo depende de quanto vão querer arriscar: De como reagem aos sucessos e, principalmente, aos fracassos.

Em última análise, tudo depende de vocês próprios. 

Para alguns, vamos encontrar-nos em sala de aula naquele que também para mim será um grande desafio. Para outros, encontrar-nos-emos nos corredores, no jardim com uma marmita, nos jogos de futebol, basquetebol, ou volei, nas demonstrações de dança.

Seja em que circunstâncias for, haverá sempre tempo para um abraço ou palavra. ;)

Estimados/as encarregados/as de educação,

continuem a acreditar neles. A apoiá-los nos seus projetos e nos seus sonhos. E principalmente apoiem-nos nos seus fracassos, quando a maior parte das pessoas se afastam e eles próprios não se sentem bem. É aí que eles vão precisar mais de nós/vós. Sejam firmes e assertivos mas próximos o suficiente para eles saberem que independentemente do que aconteça, estarão por perto para os ajudar e ouvir. 
Confiem no trabalho dos professores e na Escola.

Espero que nos possamos encontrar de uma forma mais organizada nas nossas caminhadas! ;)

A todos envio um enorme abraço e o desejo de um ano absolutamente extraordinário.

Até breve ❤