domingo, 13 de setembro de 2009

Sobre a Caravana

Não me recordo da última vez que fui ao teatro mas o regresso foi extraordinário.
Ontem, após um convite da amiga Sara, que aceitei de imediato, fomos ao Teatro das Figuras, em Faro, ver a A Caravana posta em cena pelo Teatro Meridional, sobre o qual a Sara me tinha fornecido as melhores referências.
Ao longo dos sessenta e cinco minutos de duração da peça, o espectador envolve-se na história da Rota da Seda que tornou o Oriente e o Ocidente mais próximos. Esta história é contada através de pequenas histórias nas quais se revelam personagens fragéis, cruéis, apaixonados, decididos, visionários ou cómicos.
Numa viagem pelo espaço virtual do Teatro Meridional encontrei-me com uma espécie de sub-titulo da peça e, por rever nele o meu pensamento, transcrevo-o aqui: A Caravana é "Um espectáculo sobre a singularidade do indivíduo e a sua identidade colectiva."
A sonoplastia e o espaço cénico foram ingredientes importantíssimos que permitiram ao espectador penetrar nos meandros da concepção da seda e do seu transporte até outros países/continentes.
De Pequim a Veneza, a "seda" transforma o cenário e lá estamos nós, uma vez mais, a partilhar o palco com imperadores, mercadores e pastores. Cada um deles enuncia a sua própria "rota" individual, o caminho a percorrer entre si e o seu próprio ser. É esse percurso interior que faz nascer a identidade colectiva.
Caracteriza-se como uma companhia "vocacionada para a itinerância" e, por esse motivo, se o texto o interessou poderá consultar a agenda para o mês de Setembro e Outubro na página mencionada antes.
Aproveito, também, para referir que estará em cena, de 16 a 27 de Setembro, no Teatro Meridional a peça "A Casa de Bernarda Alba" de Francisco García Lorca pelo Teatro da Terra.
Nenhum momento melhor do que este para reflectir sobre a melhor rota a traçar nesta fase do caminho. Tenha eu lucidez e paz de espírito para a fazer.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Teatro acorda a alma! :)))))))

Fando e Lis de Arrabal, no Auditório da Ualg, em Gambelas, dias 8, 9, e 10 quando tiver horas certas envio um e-mail.

Beijokassssssss

The Coach Lab disse...

OK querida! Vai dando notícias que terei muito gosto em ir! Espero que estejas bem!

Um beijo enorme!