segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre as Pinheiríadas

Uma das coisas que mais gosto na minha profissão, tendo consciência que daqui a uns anos deixará de "ter piada", é que o andar com a casa "às costas", qual tartaruga em busca de estabilidade, faz com que a escola, os alunos e os colegas nunca sejam os mesmos.
Este ano, conheci a 8ª edição das Pinheiríadas. Um projecto que a ter que ser definido, deve considerar-se como uma espécie de olimpíadas multi-disciplinares (prova de desporto, prova de leitura, prova de criatividade, prova de cultura - actualidade e prova de Quebra-Tolas) que envolveram as turmas, professores e funcionários. As turmas inscreveram-se e nos passados dias 20 e 21 de Abril, as suas habilidades, nas mais diversas áreas do saber, foram postas à prova.
Tive oportunidade de assistir a algumas provas e fiquei agradavelmente surpreendida. Considero que é um projecto extremamente estimulante para a comunidade escolar e extra-escolar também: os pais e encarregados de educação deslocaram-se à escola para ver as provas dos seus educandos (é verdade que o horário escolar fez com que a adesão por parte destes não fosse tão activa).
Penso que o ambiente de festa, espírito de sacrifício e companheirismo que envolveu as Pinheiríadas foi extraordinário.
No próximo dia 30 de Abril, sexta-feira, haverá uma Gala das Pinheiríadas para apresentar à comunidade farense o que de melhor foi feito nesta 8ª edição. O local: Grande Auditório da Universidade do Algarve - Gambelas, os protagonistas: as turmas/alunos vencedores e, ao que parece, um grupo de professores que abrilhantará o início da festa com música e uma coreografia à altura do acontecimento. Será uma semana de ensaios e boa disposição para todos os que participarão da dita coreografia.
Haja projectos como estes que motivam o adolescente como aluno e cidadão e que fazem da escola um local de transmissão de saberes que vão além dos que aparecem escritos nos programas e curriculos.
P.s: Ainda não há fotos (nem videos!) que o comprovem mas o primeiro ensaio para a dita coreografía de abertura decorreu hoje na sala 301 pelas 20:30. A pouco e pouco foram chegando os protagonistas e, sob protestos (como aliás é da praxe nestas alturas!), animação e entusiasmo, a coreografia começou a ganhar corpo.
Foi um óptimo serão passado na companhia dos colegas que, hoje e alí na 301, substituiram as típicas conversas de circunstância na sala de professores por gargalhadas repletas de entusiasmo e boa disposição!
P.s2: Segundo dia de ensaios, quarta-feira: mais animados, os "artistas" voltaram à 301 e, finalmente, fez-se luz! Como é típico nestas situações, há sempre alguém que tem outra sugestão para o movimento X ou Y ou alguém que se exalta porque o entusiasmo/confusão é tanta que ninguém se entende ou porque, simplesmente, existe alguém que está alí para descontrair e a coreografia é só um motivo para estarmos juntos e fazermos coisas diferentes. Como no mercado, há de tudo!
Depois de repetirmos umas quantas vezes a coreografia e, já exaustos, voltámos a casa para descansar!
Vamos lá ver na sexta-feira!!
"Valha-me o senhor de Matosinhos" como diz uma querida amiga!!

Sem comentários: